10 de julho de 2014

13 de julho. Dia Mundial do Rock?

Claro ... Que não! 

Já comecei o post nessa polêmica toda, né? Me desculpem por fazer essa confusãozinha na cabeça de vocês, leitores! 

Domingo, dia 13 de julho de 2014 será comemorado mais uma vez, o Dia Mundial do Rock. E é por isso que fiz aquela pergunta logo no título. Você sabia que o Dia (Mundial) do Rock só é comemorado no Brasil ? Pois é queridos, isso é verdade. 

O mais engraçado e trágico é que o dia era pra ser mundial. Mas mais uma vez, fomos vítimas (ou seríamos cúmplices?) dessa sociedade capitalista que nos influencia tanto e cria datas comerciais. 
Isso importa. Mas vamos começar do começo!HAHA

Essa data tão falada por nós, amantes do rock'n'roll, surgiu em um show simultâneo chamado Live Aid que ocorreu em Londres e na Filadélfia. Era um show beneficente com o objetivo de erradicar a fome na Etiópia. O show foi transmitido ao vivo pela BBC e contou com a presença de diversos renomes mundiais do rock'n'roll. Entre eles? Led Zeppelin, The Who, BB King, Queen, Dire Straits, Phil Collins, Sabbath, U2, Scorpions, Bowie e até Eric Clapton. 

Em 2005, Bob Geldof, o mesmo organizador do primeiro Live Aid, organizou o Live 8, que contou com shows em diversos países e com vários artistas. Dessa vez o objetivo foi atingir o grupo G8 (hoje G7), que tinha em seus membros as 8 nações mais desenvolvidas e industrializadas do mundo, para que essas nações perdoassem as dívidas externas dos países pobres e conseguissem erradicar a miséria (o blog também é História e Geografia, galera! RSRS). Esse show teve um destaque especial para o Pink Floyd, que tocou com sua versão original da banda.

Depois desse mega show mundial, duas rádios brasileiras começaram a familiarizar a data do 13 de julho como o Dia Mundial do Rock, sendo que ele só é comemorado no Brasil. Engraçado, não? Em outros países até existem outras datas em que se é comemorado esse dia, porém poucas pessoas são as que se dão importância. 



Agora sim eu posso explicar o que mirabola na minha cabeça.
Muitas vezes vejo cidadãos de todo jeito e tipo comemorando o 13 de julho na maior emoção, na maior vibração. 
Mas o rock, o rock vai além dessas datas comerciais. Vai além de somente um dia. O rock vai muito mais além do que meras músicas famosas que todo mundo conhece. 
Tanta gente acha que deve-se curtir o rock no 13 de julho como se o amanhã não existisse. Claro que devemos comemorar por existir um dia só para nosso gosto musical (mesmo que esse dia seja só no nosso país), porém o rock deve ser comemorado e celebrado diariamente. Desde quando você acorda até nas suas decisões políticas e sociais na vida. A música influencia no seu estilo de viver, de expressar, de ser. 
E se você não se sente influenciado pela música que ouve, sinto dizer, mas então você não a ouve. 

Acho que agora dá pra você entender o porquê de eu ter postado esse Especial do 13 de Julho no dia 10 de julho, não é?

Isso significa que não ligo muito pro dia 13 de julho. Não saio, não vou a shows, não faço nenhuma algazarra. Não que eu não goste, mas é porque realmente acho desnecessário. Mas respeito quem curte, hein!
 Então estou fazendo esse especial em nome de todos os amantes do rock'n'roll, de todos os frenéticos pelo som mais popular do mundo! Apreciem sem moderação.

Músicas para escutar no Dia Mundial Do Rock

Listas e mais listas sempre devem estar presentes quando o assunto é Rock'n'Roll. Aqui estão 25 músicas para você escutar no dia 13 de julho. Seja com amigos, com a família reunida ou com aquela pessoa especial (que clichê! Pareci locutora de rádio RSRS).

1- Rock and Roll, Led Zeppelin
2- Pretty Fly, The Offspring
3- Final Countdown, Europe
4- It's A Long Way To The Top, AC/DC
5- Another Brick In The Wall Pt. 2, Pink Floyd
6- Free Bird, Lynyrd Skynyrd
7- Come As You Are, Nirvana
8- Don't Stop Me Now, Queen
9- Reggae Do Manero, Raimundos
10- Easily, Red Hot Chili Peppers
11- Alvorada Voráz, RPM
12- Hurricare, Scorpions
13- 18 And Life, Skid Row
14- You Only Live Once, The Strokes
15- Nós Vamos Invadir Sua Praia, Ultraje A Rigor
16- What's Up, 4 Non Blondies
17- Paranoid, Black Sabbath
18- Killing In The Name, R.A.T.M.
19- Seven Nation Army, White Stripes
20- Girls Of Summer, Aerosmith
21- Fuel, Metallica
22- Anthem Part Two, Blink 182
23- Rebel Rebel, David Bowie
24- Sultans Of Swing, Dire Straits
25- Learn To Fly, Foo Fighters

É isso aí mesmo, gente! Gosto de ver todos os subgêneros do rock misturados, até porque partiram todos de um mesmo ideal. Lembrando que isso é só uma lista e não um TOP 25, hein! Muitas bandas e artistas não entraram nesta lista, mas por mim, temos muita música pela frente! 

Os 10 maiores shows de rock 

É com o maior prazer que lhes apresento esta lista criada pelo Mundo Estranho, que nos conta essa curiosidade que leva em conta também, alguns festivais de rock.

1- Rod Stewart, 1994
Este show consagradíssimo ocorreu no Brasil, quando Rod Stewart se apresentou na praia de Copacabana na virada do ano de 1994 para 95. Foram mais de 3,5 milhões de pessoas. Este show consta no Guinness Book como o maior concerto gratuito no mundo. 


2- Wight Pop Festival, 1970
Reuniu mais de 250 mil pessoas em uma fazenda na Inglaterra. Ficou famoso por ter um dos últimos shows de Jimi Hendrix antes de sua morte. 

3- Simon And Garfunkel, 1981
Foram 500 mil pessoas reunidas no Central Park em Nova York para assistirem ao concerto gratuito dessa dupla. O show virou um álbum duplo de reencontro.

4- Rock In Rio III, 2001
Uma noite em que foram reunidas 250 mil pessoas na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Bandas como Queens Of Stone Age, Ira, Ultraje a Rigor e Iron Maiden tocaram neste dia. 

5- Woodstock, 1969 
O consagrado festival teve um público de mais ou menos 500 mil pessoas que permaneceram por 3 dias em uma fazenda em Bethel, Nova York. Contou com a participação de Janis Joplin e Jimi Hendrix.

6- Paul McCartney, 1990
No Rio de Janeiro, Paul reuniu mais de 180 mil pessoas no Maracanã. Foi considerado o maior concerto pagante da história realizado apenas por um astro. 

7- The Wall, 1990
Após a queda do Muro de Berlim, o ex-Pink Floyd Roger Waters, organizou este concerto que contou com a participação de vários astros da música. Entre eles Cindy Lauper, Bryan Adams. Mais de 300 mil pessoas prestigiaram as ilustres músicas do álbum The Wall. 

8- U2, 1997
Na Itália, os integrantes do U2 tocaram para mais de 150 mil pessoas, na execução da turnê Popmart, onde fizeram mais 100 shows.

9- Rolling Stones, 1969
250 mil pessoas foram assistir o grupo no Hyde Park em Londres. O show foi gratuito e contou com a participação de Mick Taylor na banda. 

10- Queen, 1980
Foram mais de 130 mil pessoas que assistiram a banda no estádio do Morumbi em São Paulo, aqui no Brasil. Não é por menos. 


Não se esqueçam que o Dia (Mundial) do Rock deve ser comemorado todos os dias, por nós, verdadeiros fãs! 

E como dizem por aí: "I wanna rock and roll all day, and party every night!". 



NOTA: saibam que as fotos são altamente selecionadas para o maior proveito dos leitores. Ah, e aqui não tenho nenhum preconceito com subgêneros diferentes ou bandas diferentes. Aproveite para comentar! :)

Nenhum comentário: